quinta-feira, 27 de junho de 2013

O caráter

Os meus conceitos sobre mim como mãe sempre foram: Vou ser a melhor do mundo.

Sempre pensei em fazer determinadas coisas que fariam a criança crescer e se tornar um cidadão exemplar. Sempre me imaginei conseguindo controlar isso, pois até começar o tratamento nunca havia percebido o quanto quero controlar as coisas.
Mas tenho percebido que não posso ter controle sobre tudo. 
Vejamos:
Uma criança não é uma massa de modelar que vem padrão e você formata como quer, ela já vem com determinados comportamentos, uma mais agitadas que outras, umas choronas, outras calmas. Não posso querer moldar um mini ser de acordo com o que é certo para mim, exemplo claro é eu e minha irmã...somos opostas em personalidade, somos diferentes no jeito e meus pais amam essa diversidade entre nós, mesmo que isso gere brigas.
******
Alias o que são irmãos sem as brigas???
******
Mas então, conclui que a mesma educação dada a 2 crianças diferentes, não garantem que as 2 serão iguais, com o mesmo caráter e índole.Nem garante que uma excelente educação e amor farão que uma criança ser um exemplo de caráter e ser humano.
Ex:
Minha irmã tem um amigo, eles cresceram juntos, sempre um na casa do outro, sou muito amiga da prima desse menino, ou seja vi o crescimento dele de perto, quando o conheci ele tinha 4 anos, e como minha irmã só ficava comigo e essa minha amiga ficava muito com o primo dela, eles acabaram crescendo juntos.
Ele era cercado de amor, por mim, pela família, super bem educado, muito querido por todos, sociável e muitas qualidades.
Ano passado ele e minha irmã começaram a estudar na mesma escola e minha irmã relatou que ele estava ficando estranho. Até um ponto que ele ficou nervoso e  no momento de briga pegou um lápis e cortou o olho do "colega" que o estava provocando, o menino não ficou cego por centímetros.. Ele foi expulso da escola, claro, mas nos perguntamos, qual foi o detalhe que estávamos deixando escapar? Porque ele jamais faria isso há 6 meses atras. Então ele decidiu que não ia mais para escola nenhuma, ele matava as aulas, conseguia ser expulso e  hoje 1 ano depois e com 15 anos é um dos maiores traficantes do meu bairro, comete assaltos, roubos e anda armado, apesar dele afirmar que nunca atirou. Ele continua sendo o doce de menino conosco, mas o que aconteceu há 1 atras, para ele se tornar o que se tornou? Não sabemos, pois nunca lhe faltou nada, nem material e nem emocional. Claro que as más companhias corrompem os bons costumes, e achamos que pode ser isso.
Minha irmã morre de medo dele hoje e só conversa com ele por computador.

Chego então a essas conclusões:
*Não moldamos o caráter dos nossos filhos
*Nem sempre os pais tem culpa do que os filhos se tornam
*Observar as amizades dos filhos é essencial
*Tenho muito medo de ser mãe

Ah! Não escrevi este post para assustar ninguém, só estou expondo o meu medo de ter um filho. Apesar de que o desejo só cresce a cada dia. 

p.s: Temos sim esperança de que ele largue essa vida, ele está indo a psicólogos e estamos lutando por ele.O que não o isenta de ter que pagar pelos crimes que anda cometendo.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Jessica Samara,casada,técnica em administração que não trabalha, indecisa. Desde que casou pensa muito na maternidade e está esperando momento certo para realizar esse desejo.
Tecnologia do Blogger.